Edição 2026
Resistência
Quem somos
Os Encontros com a História constituem um lugar de intercâmbio dinâmico, visando a formação, atualização, divulgação e reflexão crítica, e atendem ao mais recente conhecimento científico, produzido por investigadores ligados ao ensino superior em Portugal.
Na base do projeto, organização e programação está o Núcleo de Divulgação de Estudos Académicos em História (NDEAH), integrado no CIES-Iscte. A iniciativa, de âmbito nacional, decorre de uma parceria do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa com a Câmara Municipal de Sintra e tem o apoio da Associação dos Professores de História.
Os Encontros, a realizar anualmente e de forma presencial, terão um eixo temático sempre diferente, percorrendo vários tempos históricos. Apostam no desenvolvimento da cidadania com o abrir de novos horizontes de compreensão da História, considerando a importância de um conhecimento do passado construído em bases sólidas, reflexão crítica e debate científico.
A segunda edição dos Encontros com a História está marcada para 20 e 21 de fevereiro de 2026, com o tema “Resistência: Tempos e memórias”.
O programa apresenta uma abrangência temática e uma abordagem atual, concebidas para incluir não apenas professores, mas também o público em geral. Inclui conferências, mesas-redondas, conversas ao lado, uma exposição temática, uma feira do livro de História, a projeção de um filme comentado.
Certificação
Os Encontros com a História são acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua enquanto Curso de formação com a duração de 18 horas (CCPFC/ACC-132598/24), enquadrado no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, dirigido especificamente para os/as professores/as do ensino básico e secundário dos grupos disciplinares de História e Geografia de Portugal (grupo 200) e de História (grupo 400).
Em renovação
Comissão Organizadora

Ana Cristina Araújo
Professora Associada com agregação, aposentada – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra








