top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
EH Logo Branco.png

Edição 2026

Resistência

Edição 2025 - Guerra e Paz: Portugal em contexto global


A primeira edição dos Encontros com a História decorreu em Sintra, de 7 e 8 de março de 2025, com o tema “Guerra e Paz: Portugal em contexto global”.

O programa apresentou uma abrangência temática e uma abordagem atual, concebidas para incluir não apenas professores, mas também o público em geral. Incluiu conferências, mesas-redondas, visitas com interesse histórico, uma exposição temática, uma feira do livro de História, a projeção de um filme comentado e visitas a museus.


A Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril considerou a edição de 2025 dos Encontros com a História - "Guerra e Paz: Portugal em contexto global", merecedor de integração no seu programa, pela pertinência do tema e a qualidade dos participantes.


Na base do projeto, organização e programação está o Núcleo de Divulgação de Estudos Académicos em História (NDEAH), integrado no CIES-Iscte. A iniciativa, de âmbito nacional, decorreu de uma parceria do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa com a Câmara Municipal de Sintra e teve o apoio da Associação dos Professores de História.



Durante o evento estiveram presentes 81 dos 85 inscritos, na maioria  dos concelhos de Sintra, Cascais, Lisboa, mas  com participantes de norte a sul do país. O público alvo foi plenamente abrangido. O conjunto do programa teve o agrado maioritário da assistência como constatámos através do  inquérito que efetuámos.


Na  sessão de abertura estiveram presentes a Reitora do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Prof. Doutora Maria de Lurdes Rodrigues, o vice-presidente da Câmara de Sintra, Dr. Bruno Parreira e a Prof. Doutora Miriam Halpern Pereira pelo Núcleo de Núcleo de Divulgação de Estudos Académicos em História (NDEAH). A  Reitora do Iscte salientou o interesse  desta iniciativa de divulgação científica e a interacção entre a comunidade académica e a sociedade, que se integra nas atividades de extensão universitária que vêm sendo praticadas pelo Iscte. O vice-presidente da CMS pôs em relevo o papel de valorização pedagógica e cultural dos Encontros com a História, saudando a escolha da vila de Sintra para a realização anual destes encontros, relevantes para o concelho e com dimensão nacional. A Prof. Doutora Miriam Halpern Pereira, em nome do NDEAH, focou o objetivo fundamental desta realização anual:  criar  um elo  de transmissão do conhecimento científico entre a comunidade académica, os professores do ensino básico e secundário e o público interessado, para promover a sua atualização.






Galeria de Fotos


bottom of page